REGULAMENTO

20º FESTIVAL DE CINEMA DE CUIABÁ – CINEMATO 2021

REGULAMENTO

A –DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O 20º Festival de Cinema de Cuiabá – CINEMATO 2021 – realizado pelo seu idealizador, o cineasta, pesquisador e produtor cultural Luiz Carlos de Oliveira Borges – é fomentado pela Lei Aldir Blanc via edital realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e em parceria com o Governo Federal via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – Assembleia Social –, da Universidade Federal de Mato Grosso, IGHD/UFMT, Cineclube Coxiponés, Laboratório de Comunicação e Cultura (LabCom), Instituto Cultura América (INCA), Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Cine Teatro Cuiabá.  Em função da Pandemia, esta edição do festival se dará toda em ambiente virtual, de forma totalmente gratuita, sendo as exibições veiculadas pela plataforma Amazônia Flix e pelo canal do Festival no YouTube, e as oficinas através da plataforma Google Meet, sendo o link das turmas enviado na manhã do dia correspondente às oficinas.

2. O tema do Festival é CONEXÕES E CIRCULAÇÕES AUDIOVISUAIS, através do qual se promove a discussão sobre as relações da produção audiovisual no país e especialmente a mato-grossense com as demais artes: teatro, música, literatura, bem como a circulação e sua acessibilidade. Um olhar sobre a linguagem e a sua importância para a promoção do desenvolvimento cultural será discutido através de  rodas de conversa que tematizarão os filmes compartilhados no Festival, atividades intituladas Conexões e Circulações Audiovisuais.

3. As atividades de formação, debates e exibições ocorrerão entre os dias 10 e 21 de maio de 2021, com sede em Cuiabá. Ao todo, serão realizadas 9 (nove) mostras, entretanto, apenas os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Mato-Grossenses e para Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros terão direito a remuneração simbólica. Aos premiados nas demais Mostras e categorias, tanto pelo Júri Oficial, quanto pelo Júri Popular,será entregue o troféu Coxipone.

3.1. Mostra Competitiva de Longas-metragens Mato-Grossenses (1)

Esta mostra é composta por 7 (sete) longas-metragens mato-grossenses (ficção e documentário), organizada a partir da seleção da curadoria do Festival. Além da remuneração simbólica pela seleção no Festival, as produções concorrem na categoria Melhor Longa-Metragem, conferido pelo Júri Oficial e Júri Popular, com critérios livres a serem estabelecidos quando da instalação dos júris.

3.2.Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros (2)

Esta mostra é composta por 10 (dez) curtas-metragens (ficção, documentário, animação) de até 25 minutos, produzidos entre os anos de 2019/2020 e inscritos através do formulário disponível no site. Além da remuneração simbólica de R$ 500,00 (quinhentos reais) pela seleção no Festival, as produções selecionadas concorrem na categoria Melhor Curta-Metragem Brasileiro, conferido pelo Júri Popular e Júri Oficial com critérios livres a serem estabelecidos quando da instalação do júri.

3.3. Mostra Competitiva de Filmes do Centro-Oeste (3)

Esta mostra é composta por curtas e longas-metragens, de cada estado da região Centro-Oeste 2019/2020, a convite da comissão de curadoria. Os filmes desta mostra concorrem aos prêmios de Melhor Filme da Mostra Centro-Oeste pelo Júri Popular.

3.4. Mostra Competitiva Filmes do Mato: Curtas Mato-grossenses (4)

Esta mostra é composta por curtas-metragens (ficção, documentário, animação) produzidos em Mato Grosso entre 2019/2020, a convite da comissão de curadoria. Os filmes desta mostra concorrem ao prêmio de Melhor Filme da Mostra Filmes do Mato pelo Júri Popular.

3.5.Mostra Competitiva Filmes do Mato: Séries e Telefilmes Mato-grossenses (5)

Esta mostra é composta de séries mato-grossenses (ficção, documentário, animação) a convite da comissão de curadoria e concorrem ao prêmio de Melhor Série pelo Juri Popular.

3.6. Mostra Competitiva Filmes da Resistência (6)

Esta mostra é composta por curtas e longas-metragens que coloquem em cena questões relacionadas às temáticas raciais e povos tradicionais, igualdade de gênero e comunidade LGBTQIA+, produzidos em diferentes estados do país, a convite da comissão de curadoria. Os filmes desta mostra concorrem aos prêmios de Melhor Filme  da Mostra Filmes da Resistência pelo Júri Popular.

4. Além das Mostras Competitivas ocorrem outras atividades paralelas de caráter histórico, informativo e de formação. A saber:

• Mostra do Homenageado (7)

• Retrospectiva do Cinema em Mato Grosso (8)

• Mostra Cinemato Cine Caramelo Itinerante MT 2021 (9), com curadoria de filmes infantis e infanto-juvenis.

• Oficinas de formação (roteiro, produção executiva, som direto e maquiagem de efeitos especiais, com renomados profissionais do ramo);

• Debates com os realizadores nas tarde seguintes à exibição dos filmes;

• Cinema Paradiso: exibição de filmes para sujeitos excluídos do acesso ao cinema, seja por força da lei, saúde, ou vulnerabilidade social.

• Cinema Escola: exibição de filmes nas escolas da rede pública municipal e estadual de Mato Grosso.

B – INSCRIÇÕES

1. As inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros serão gratuitas e deverão ser feitas no seguinte endereço eletrônico: cinemato21.com.br à partir do dia 15 de Fevereiro de 2021 até às 23h59 do dia 07 de março de 2021. Para se inscrever é preciso preencher o Formulário de Inscrição online, disponível no site, cumprindo todos os campos obrigatórios e preenchimento dos anexos. O link do filme inscrito deve estar hospedado na plataforma YouTube, em modo não listado. Não serão aceitas outras plataformas de hospedagem.

2. A inscrição deverá conter os seguintes documentos:

a) Sinopse do filme (até 5 linhas);
b) Ficha Técnica;
c) Ano de produção;
d) Foto digitalizada de cena do filme em boa resolução (no máximo 3 fotos);
e) Foto do diretor em boa resolução (no máximo 3 fotos);
f) Resumo do currículo do diretor;
g) Indicação de premiação, caso houver;
h) Vídeo de até 3 minutos onde o realizador apresenta seu trabalho com sua autorização para exibição e divulgação pela organização do Cinemato 2021 (link do vídeo deve estar hospedado no YouTube, em modo não listado);
i) Informação do link para acesso.
j) TERMOS DE COMPROMISSO assinados(ANEXOS I, II e III). O Anexos IV e V são opcionais e, caso o realizador não concorde com os termos, não deve fazer o envio dos Anexos IV e V.

3. Uma vez inscrito e selecionado, o responsável pelo filme terá um prazo de 24 horas – a partir da divulgação do resultado da seleção – para desistir de sua participação no festival. Após o prazo de 24h o filme não poderá mais ser retirado de nossa programação.

4. Não serão aceitos filmes publicitários ou institucionais.

5. Aqueles que não observarem os itens 1 a 5 ou que não assinarem os anexos I, II e III, serão automaticamente desclassificados.

6. As inscrições serão realizadas nas seguintes etapas e prazos.

Divulgação do edital e abertura das inscrições 15 de fevereiro de 2021 Encerramento das inscrições 28/02/2021 às 23:59 Homologação das inscrições 03/03/2021 Avaliação das inscrições pela curadoria 03/03/2021 a 20/03/2021 Divulgação dos filmes selecionados 21/03/2021

C – EXIBIÇÃO/COMPARTILHAMENTO

1. Os filmes serão exibidos através da plataforma Amazônia FLix e do canal do Festival Cinemato no YouTube através dos links fornecidos pelos selecionados.

2. Os filmes não selecionados poderão ser exibidos nas sessões do Cinema Paradiso e Cinema Escola mediante prévia aceitação do realizador no ato da inscrição, conforme preenchimento do TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS A PESQUISA E DE EXIBIÇÃO FILANTRÓPICA SEM FINS LUCRATIVOS(Anexo IV).

D – PREMIAÇÃO

1. O júri das mostras competitivas oficiais será composto por 5 (cinco) membros formado por cineastas, técnicos, atores e críticos convidados pela curadoria.

2. O Júri Popular é formado pelos espectadores/usuários que votam após a exibição/compartilhamento dos filmes.

3. O público do Festival, por meio de votação, determinará o prêmio Melhor filme nas respectivas categorias.

4.Todos os premiados receberão o Troféu COXIPONE que será despachado pelos correios para o endereço informado no ato da inscrição.

E – CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. No ato da inscrição, os responsáveis pelos filmes deverão declarar que o produtor é o detentor dos direitos autorais da obra e que a utilização e exibição de todos os recursos utilizados no filme, tais como trilha sonora, imagens de arquivo ou qualquer imagem presente nos filmes, não violam os direitos de uso de imagem ou de propriedades intelectuais de terceiros, assumindo assim, exclusivamente, qualquer responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio que seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos no 20º FESTIVAL DE CINEMA DE CUIABÁ – CINEMATO 2021.

2. Ainda no ato de inscrição, os responsáveis pelos filmes deverão autorizar o Festival a exibir os filmes selecionados (assim como o material de divulgação fornecido) durante os (12) doze dias de duração do festival, sem limite de número de exibições.(ANEXO I).

3. O Festival de Cinema de Cuiabá, desde sua primeira edição, cede as cópias dos filmes para formação do acervo do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso para suas sessões culturais gratuitas. Recentemente com a criação do Curso de Cinema e Audiovisual nesta Universidade, este acervo também é utilizado para pesquisa e ensino. Caso o realizador concorde em ceder a exibição de seu título para esta finalidade, basta preencher o termo e anexar, em campo específico do Formulário de Inscrição, no ato da inscrição, o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS À PESQUISA E EXIBIÇÃO CULTURAL DO CINECLUBE COXIPONÉS/UFMT E TV´S PUBLICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO(ANEXO V).

4. Apenas os filmes inscritos e selecionados nas categorias de mostras competitivas de Longa-Metragem Mato-Grossenses e Curta-Metragem Brasileiro terão direito à seguinte remuneração simbólica:

Categoria e Valor da premiação (R$): Longa-metragem = 2.000,00; Curta-metragem = 500,00.

5. Os realizadores selecionados deverão se comprometer a participar dos debates e da cerimônia de premiação que serão realizados online.

6. Os anexos obrigatórios e não obrigatórios para a inscrição estão disponíveis no site do festival, junto ao Regulamento do CINEMATO 2021, e deverão ser impressos, assinados e anexados nos campos específico do Formulário de Inscrição.

7. A participação no 20º Festival de Cinema de Cuiabá implica na total concordância deste regulamento.

8. Dúvidas sobre as inscrições pode ser esclarecida pelo e-mail: inscricoes.cinemato@gmail.com

9. Dúvidas sobre programação e participação nas oficinas podem ser esclarecidas pelo email: cinemato2021@gmail.com

COMISSÃO ORGANIZADORA
20º FESTIVAL DE CINEMA DE CUIABÁ – CINEMATO 2021